Como é calculada a valorização dos artilheiros?

Alguns torcedores têm perguntado sobre a forma que o TV usa para calcular o valor das torceletas para cada artilheiro. Trata-se de uma fórmula matemática, não muito trivial, e que se baseia na função Sigmoid. Essa função tem uma forma de S, e que em linhas gerais estipula que artilheiros com valores altos e baixos se valorizam/desvalorizam menos do que aqueles que estão com valores medianos. A intuição por trás dessa escolha que fizemos é de que artilheiros muito bons não podem se valorizar (ou desvalorizar) fortemente só porque fizeram um gol (ou deixaram de fazer um gol). Da mesma forma, artilheiros pouco prováveis, também não merecem se valorizar muito rapidamente com um gol.

Enfim, como  achamos que isso seria muito complicado de explicar e de ser entendido por todos, optamos por desenvolver um simulador que vai mostrar o valor dos artilheiros caso ele faça um gol ou não. Desta forma os torcedores poderão apostar com mais certeza sem terem que compreender toda a matemática que está atrás desse processo. O simulador será lançado em breve.

Aproveitamos também para anunciar que a partir das oitavas de final, mais jogadores serão adicionados a cada Seleção classificada de forma que seja maior o leque de artilheiros a serem escolhidos pelos torcedores.

9 ideias sobre “Como é calculada a valorização dos artilheiros?

  1. Acho que poderiam informar qual a função, mas o principal mesmo é informar o que faz a variação no eixo x. Só fazer gol e não fazer? E quanto que vale cada gol feito e o fato de não fazer em uma partida?

  2. Boa noite!

    Primeiro eu quero agradecer pelo esforço que vocês têm feito para diminuir nossas dificuldades, buscando constantemente ferramentas que nos ajudam a assimilar a dinâmica do jogo.

    Porém, para mim, ainda persiste a dúvida no caso da desvalorização excessiva do artilheiro Neymar. Se me permite, quero fazer um comparativo de perdas e ganhos entre os valores que conhecemos e temos o controle que são torceletas e pontos.

    Quando começamos a Corrida do Mundial o Neymar custava TV$ 7,11. Neymar fez 2 gols no primeiro jogo, valorizou de TV$ 7,11 para TV$ 8,18 e isso correspondeu a um ganho de 533,12 pontos. No segundo jogo, Neymar não marcou gol e foi desvalorizado de TV$ 8,18 para TV$ 7,86 e isso correspondeu à perda de 158,70 pontos. No terceiro jogo Neymar marcou novamente 2 gols e valorizou de TV$ 7,86 para TV$ 8,70 e isso correspondeu na venda a apenas 420,28 pontos.

    Confesso que desconheço a Função Sigmóide, mas em termos de porcentagem o jogador Neymar desvalorizou 11% porque não fez gol no segundo jogo. A desvalorização foi maior do que qualquer outro artilheiro que, em média, tem desvalorizado 1%.

    Será que não houve um exagero, ou equívoco, na perda desses 158,70 pontos na venda do Neymar entre o primeiro jogo e o segundo jogo?

    O meu questionamento vai de encontro, também, à explicação que vocês deram acima… “A intuição por trás dessa escolha que fizemos é de que artilheiros muito bons não podem se valorizar (ou desvalorizar) fortemente só porque fizeram um gol (ou deixaram de fazer um gol).”…

    Abraços!

      • Com certeza tem erro. Já teve jogador desvalorizando mais de 200 pontos, e jogadores em ponto parecido na curva que desvalorizou um décimo do que o Neymar desvalorizou. Acho que deve estar havendo um erro, uma diferença no peso, no fato de não fazer gols para alguns jogadores.

      • Vejam como está errado.
        No jogo contra o México, por não fazer gol, Neymar foi de TV$ 8,18 para TV$ 7,86.

        Hoje, Thomas Muller, por não ter feito gol, foi der TV$7,9899 para TV$7,9576.

        Se não fazer gol tem o mesmo peso para os dois jogadores não é possível que Neymar saia de um valor superior (8,18 > 7,99) e vá para um valor inferior (7,86 < 7,95).

        A única explicação para isso é o fato de não fazer gols gerar maior variação na entrada (eixo x) do Neymar.

        A contabilização de alguns jogadores, e além do Neymar já observamos Godin, Cáceres e Max Pereira, está diferente da dos demais, com maior penalização por não fazerem gols.

  3. Detectado comentário repetido; parece que você já disse isso!

    Adicionei comentário em 25 de junho por volta das 20 horas e ainda não aparece aqui, está em moderação?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>